24/02/2011

Core Training

           O core, refere-se, anatomicamente e de um modo geral, ao tronco do individuo, ou seja o seu corpo sem os membros inferiores e superiores. Pode no entanto ser dividido em unidade interna e externa. A unidade interna (UI) é constituída pelo soalho pélvico, transverso abdominal (TVA), multifidus e diafragma, a unidade externa (UE) pelos restantes músculos do tronco excluindo os da cintura escapular.
Os movimentos funcionais, existentes em todas as modalidades, são muito dependentes do Core e a sua debilidade pode resultar numa predisposição para as lesões, principalmente da coluna.
Um “bom” Core é também fundamental para a manutenção de uma boa postura tanto no dia-a-dia como na realização de exercício físico, nas contracções estáticas e dinâmicas, contribuindo também para a melhoria do equilíbrio.
Por exemplo, na prática do Surf, em todas as suas vertentes, o TVA*, que é o músculo mais profundo dos abdominais é fundamental para o suporte da coluna vertebral, principalmente da região lombar. A sua activação quando surfamos é fundamental, e para isso apenas temos que “encolher ligeiramente a barriga”.
"The muscles of your core are essential to developing power and stability – two key factors for proper surfing technique."
Sempre que treinarmos, e na execução de um plano de treino completo, o treino do core é fundamental. Este pode ser realizado com os tradicionais abdominais, com aulas de Core Training ou aulas de Pilates.
Abdominais
Devem ser realizados no final da sessão;
Devemos “encolher ligeiramente a barriga” durante a sua execução.
Core Training
Aulas de reforço do core, focando na zona abdominal (Recto abdominal, TVA, oblíquos internos e externos) e região lombar.
Pilates
Aula que tem como objectivo ao aumento da consciência corporal e postura, focando o trabalho na unidade interna.
* Este musculo não hipertrofia no entanto é fundamental o aumento da sua força e resistência.


1 comentário: