08/02/2011

Treino Funcional 1

O Treino Funcional é um método de treino que, através da sua especificidade procura:
- O equilíbrio cinético e muscular;
- A prevenção e reabilitação de lesões;
- A optimização da performance de atletas.
        Este programa de exercícios visa melhorar a capacidade funcional através da actividade física, estimulando o corpo humano de maneira a adaptá-lo para as actividades do dia-a-dia, desporto, e reabilitações de lesões músculo-esqueléticas.
Na verdade há quem lhe atribua o nome de “Treino para a Vida Real”, argumentando que o corpo humano está projectado para funcionar como uma unidade com os músculos actuando em sequências específicas para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central, responsável pela activação muscular, é programado para integrar a cadeia cinética do movimento no qual envolve os músculos agonistas (motores primários, responsáveis por determinada acção ou movimento), antagonistas (opostos aos motores primários, potencial de acção contrário aos agonistas, “travam o movimento”), sinergistas (auxiliam os agonistas em determinada acção), estabilizadores (suportam ou estabilizam o corpo enquanto os agonistas actuam) e neutralizadores (anulam ou reduzem uma acção indesejada de outros músculos).
O treino Funcional revela-se como a actividade que treina as estruturas do corpo para a sua função pré-determinada.
Segundo Gary Gray, 2002, Fisoterapeuta, se algum consenso houvesse na definição de Treino Funcional, as seguintes palavras seriam as que mais despertariam a nossa concórdia: “Treino Funcional é o conjunto de exercícios e métodos de treino que melhoram a tolerância e o rendimento no trabalho, nas acções quotidianas ou no desporto”.
O mesmo autor diz que o treino funcional inclui o treino do equilíbrio, o treino da força de estabilização, o treino do “core” e o treino da força dinâmica, através de movimentos funcionais, ou seja, com um elevado grau de transferência para o dia-a-dia e/ou prática desportiva das pessoas.
(continua no próximo artigo)

Sem comentários:

Enviar um comentário